Logo Nubika

O que faz um Auxiliar de Veterinária?

Agosto 4, 2021

Se gosta de animais e está pensar em dedicar-se aos seus cuidados, a profissão de Auxiliar de Veterinária pode ser perfeita para si. Convidamo-lo a conhecer as funções que esses profissionais desempenham e o que a formação lhe pode trazer. Continue a ler!

 

Auxiliar de Veterinária quem é?

O Auxiliar de Veterinária executa diversas tarefas de ajuda e assistência aos profissionais veterinários. Essas tarefas incluem diversas funções que podem até não estar diretamente relacionadas com os animais de estimação e outros animais, como é o caso da gestão e administração de negócios. O contacto direto com proprietários e clientes também é uma parte essencial do seu trabalho. 

É uma tarefa muito delicada para a qual é necessário ter tato, carinho e profissionalismo, transmitindo confiança e empatia em todos os momentos. Por outro lado, o Auxiliar de Veterinária também se encarrega de auxiliar o veterinário nas funções básicas de saúde (aplicação de primeiros socorros, identificação de doenças ou distúrbios, realização de tarefas de controlo e manutenção…) e no atendimento e manejo dos «pacientes». 

Embora os auxiliares não tenham capacidades para fornecer diagnósticos e devam sempre trabalhar sob as orientações do veterinário oficial, eles podem realizar certos tratamentos e exames para os quais foram treinados previamente.

 

Funções do Auxiliar de Veterinária

Como já mencionamos anteriormente, as tarefas desempenhadas por estes profissionais são muitas. Na verdade, com o tempo, um bom Auxiliar de Veterinária acaba poder se tornar uma peça essencial em qualquer clínica ou hospital de animais. As seguintes competências recaem sobre eles:

 

Contacto com os clientes

Pode parecer uma tarefa pequena, em que basta colocar boa cara e um sorriso… Mas não é assim. Além de receber os donos dos animais, o Auxiliar de Veterinária devem recolher todas as informações sobre o estado dos animais. Os dados são usados ​​para completar os históricos, que são ferramentas essenciais para o acompanhamento de cada paciente, sendo que os mesmos devem estar sempre atualizados.

Ao trabalhar nesta área terá de receber e gerir todos os exames efetuados nos animais, controlar planos de vacinação, fazer orçamentos, emitir faturas… E até gerir eventuais reclamações ou problemas relacionados com o centro.

 

Manutenção das instalações

Dentro das tarefas que irá assumir se trabalhar como Auxiliar de Veterinária, a manutenção das instalações do centro é uma das mais importantes. É essencial que tudo esteja limpo e em boas condições. Isto para evitar problemas de saúde e para que os nossos amigos fiquem à vontade. Além disso, terá que preparar os consultórios, as salas de cirurgia… E cuidar da higiene dos animais, assim como da sua alimentação e do seu bem-estar.

 

Assistência em consultas

Todos nós como “familiares” de animais de estimação sabemos como é difícil fazer com que eles fiquem calmos quando vão “ao médico”. É comum que interpretem os tratamentos e cuidados como uma agressão, principalmente por virem de uma pessoa ou pessoas que não conhecem. Uma das suas funções será controlá-los, tranquilizá-los e prepará-los para qualquer tratamento que seja necessário para fornecer.

Nesse sentido, é importante que um Auxiliar de Veterinária tenha talento para interagir com animais de estimação, gerando empatia e tranquilidade tanto neles como nos seus donos.

 

Assistência em cirurgia

A assistência na sala de cirurgia é uma tarefa muito especial no campo da medicina veterinária. Por isso, é algo que deve ter em mente se se quiser formar como Auxiliar de Veterinária, já que para exercer esta profissão (e qualquer outra relacionada à medicina veterinária) é essencial que goste de animais, saiba interagir com eles, mas não só.

Também deve estar preparado para assistir a intervenções cirúrgicas, uma vez que sendo a mão direita do veterinário vai ter de estar presente em todos os momentos. Nem todos têm coragem suficiente para assistir a essas intervenções, logo deve ter isso em consideração antes de decidir se este será o seu futuro trabalho.

 

Como formar-se como Auxiliar de Veterinária

Antes de proceder à formação necessária para obter esta qualificação, recomendamos-lhe que leia os nossos artigos sobre qual o salário de um Auxiliar de Veterinária e sobre quais as oportunidades de trabalho que esta profissão lhe trará. Além disso, vai descobrir que é um campo de trabalho muito interessante, com uma taxa de desemprego muito baixa e com muitas opções de emprego.

Ao realizar o nosso curso de Auxiliar de Veterinária irá obter a melhor formação por parte de profissionais no ativo. Este é um curso online, que vai poder acompanhar ao seu próprio ritmo e em qualquer lugar, para além de que, esta formação irá fornecer-lhe os conhecimentos necessários para trabalhar em todo o tipo de centros e instituições.

O curso inclui um total de 300 horas de estágios em estabelecimentos do setor, onde poderá começar a pôr em prática os seus conhecimentos. E se gosta do mundo da medicina veterinária, pode começar por fazer este curso e depois continuar os seus estudos com outras especializações.

Vai ter a opção de especializar-se em diferentes tipos de animais, e até estudar medicina veterinária. Ao entrar neste mundo maravilhoso, vai apaixonar-se pela profissão e experimentar na primeira pessoa uma vocação que hoje em dia dá emprego a milhões de pessoas. Não procrastine, fale connosco!

Recebe mais informações
Curso de Auxiliar de Veterinária
Veterinária
Outros artigos do seu interesse:
Setembro 1, 2021

Profissões com procura: Técnico de Tosquia e Grooming

continuar a ler
Agosto 30, 2021

Cursos de Auxiliar de Veterinária

continuar a ler
animais exoticos
Agosto 25, 2021

O que estudar para formar-se como Técnico de Animais Exóticos

continuar a ler
Agosto 23, 2021

Tipos de terapias assistidas por animais

continuar a ler
Setembro 1, 2021

Profissões com procura: Técnico de Tosquia e Grooming

continuar a ler
Agosto 30, 2021

Cursos de Auxiliar de Veterinária

continuar a ler
animais exoticos
Agosto 25, 2021

O que estudar para formar-se como Técnico de Animais Exóticos

continuar a ler
Agosto 23, 2021

Tipos de terapias assistidas por animais

continuar a ler