Logo Nubika

Estudar Auxiliar de veterinária: uma decisão sábia

Junho 30, 2021

Estudar para ser Auxiliar de Veterinária, é uma boa decisão?

Se gosta de animais e este setor sempre o chamou à atenção, a resposta é claramente: sim! É uma das profissões com maior empregabilidade, e é ao mesmo tempo vocacional e fascinante. Anime-se e continue a ler o nosso artigo!

Porque estudar para ser Auxiliar de Veterinária é uma boa ideia

Bem, podemos dizer-lhe que neste curso formam-se profissionais que trabalham lado a lado com médicos veterinários, e não se trata de formação universitária, mas sim de uma formação técnica. 

Na nossa opinião, para ser um AV, a vocação é essencial. Para outros trabalhos não é tão importante: por exemplo, você não tem que gostar de computadores para fazer trabalho administrativo com um equipamento de informática, pois não? Mas, os animais são seres vivos que sentem, que ficam com raiva, que se emocionam… Por isso, é fundamental que goste de estar com eles e que seja capaz de gerar empatia com cada animal.

E não só: porque se vai estudar para ser Auxiliar de Veterinária, também terá de ter competências para se relacionar com pessoas. Isto porque os animais ainda não vão sozinhos às clínicas (talvez um dia…), ou seja, os donos dos animais também serão seus clientes.

O Auxiliar de Veterinária é a primeira pessoa com quem eles entram em contacto, e na maioria dos casos, os proprietários chegam à clínica agitados e preocupados com a saúde de seu melhor amigo. O seu trabalho como AV será tranquilizá-los e garantir que estarão nas melhores mãos!

Uma profissão com muitas ofertas de trabalho

Sabia que em Portugal existem cerca de 6,7 milhões de animais de estimação? Além disso, segundo dados provenientes do Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC) e do estudo GfK Track.2Pets, em 10% dos lares portugueses vivem cães e gatos, e estima-se também que “cerca de dois milhões de lares portugueses (54%) possuam pelo menos um animal de estimação”.

Além disso, no nosso país existem mais de 1600 centros de atendimento médico-veterinários, e em toda a Europa, os animais de estimação geram perto de um milhão de empregos. 

Todos esses negócios criam uma grande rede de oportunidades de trabalho à disposição de todos aqueles que são formados e qualificados como auxiliares de veterinária, mas essas não são as suas únicas opções, porque bons profissionais também são necessários noutras áreas como zoológicos, parques marinhos, quintas escolares, centros de recuperação animal…

 

Curso de Auxiliar de Veterinária

Estudar para Auxiliar de Veterinária: o plano de estudos

É importante ter uma certa ideia do que faz um AV e de sentir-se refletido no perfil destes profissionais, mas também é importante que conheça as disciplinas e os tópicos que serão ministrados nos melhores cursos, sejam eles presenciais ou à distância. Desta forma, conseguirá familiarizar-se com o que deseja estudar e, ao matricular-se, não lhe soará tudo a “chinês”.

A título de exemplo, vamos dar uma olhada no Curso de Auxiliar de Veterinária da Nubika, uma formação completa que lhe permitirá exercer esta profissão. Em termos gerais, isto será o que você vai estudar:

– Atendimento ao cliente, venda e administração de Centros Veterinários. Embora os animais sejam a sua principal preocupação, a sua formação não estaria completa sem este tipo de noções bem aprendidas. É fundamental saber como funcionam os centros e as clínicas, como são geridos e organizados, quais as estratégias de atendimento aos clientes e como se articula o marketing deste tipo de negócio.

– Análises laboratoriais em amostras de animais. Vai conhecer em profundidade os equipamentos necessários para obter e manipular amostras. Além disso, também será formado para realizar as tarefas básicas que são executadas nos laboratórios: desde a preparação de soluções até a realização de análises, estudo de amostras, etc.

– Consulta clínica. Nesta parte da formação vai aprender todo trabalho que o Auxiliar de Veterinária realiza no dia-a-dia de um consultório médico veterinário. Você vai ser o braço direito do Veterinário, e por isso é fundamental que saiba o que fazer e como fazê-lo com segurança. Terá de saber identificar diferentes patologias, tratar os “doentes” com carinho e sem receio, conhecer as regras de convivência e de respeito pelos animais, etc.

– Cirurgia e hospitalização. Essas serão mais duas áreas em que você irá trabalhar enquanto profissional. Uma das suas funções será auxiliar o Médico-Cirurgião Veterinário nas intervenções, e para isso, os equipamentos, instrumentos, conceitos e espaços não podem ter segredos. Além disso, vai ser receber também uma formação sobre os processos de hospitalização de animais e os cuidados com eles com base no seu estado de saúde.

Estas serão as áreas básicas nas quais se focará a sua formação se decidir estudar para ser Auxiliar de Veterinária, mas existem muitas outras igualmente interessantes. E claro, se você decidir inscrever-se no curso Nubika, não lhe vão faltar oportunidades para aprender na hora, já que a formação inclui estágios em empresas reais.

Vá em frente e contacte-nos para saber mais sobre esta formação, temos a certeza que não se irá arrepender! Obtenha informações sem compromisso e prometemos esclarecer todas as suas dúvidas. Vamos colocar à sua disposição a melhor formação (presencial, remota ou online) para se tornar num Auxiliar de Veterinária 100% profissional.

Receba mais informações
Curso de Auxiliar de Veterinária
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
  • Hidden
  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.
Veterinária