Logo Nubika

Onde fazer uma formação em tosquia e grooming?

Julho 21, 2021

Se, tal como nós, adora cães e gatos, já pensou em estudar tosquia e grooming? Esse trabalho vai permitir-lhe passar horas com seus melhores amigos, interagir com eles, fazer com que se sintam bem e ajudar a torná-los ainda mais bonitos.

Hoje, vamos contar-lhe em que consiste o trabalho de um técnico de tosquia e grooming, como é o dia-dia destes profissionais … E onde estudar para desenvolver o seu talento!

O amor por cães e gatos não conhece barreiras. Em todas as culturas do mundo e desde há milénios geram-se laços de afeto com estes animais. Os egípcios adoravam gatos, algo que refletia nos afrescos dos seus túmulos.

E os cães são companheiros do Homem desde que deixaram de ser lobos … Além do seu bem-estar e saúde, a estética também é uma preocupação constante dos seus proprietários. E claro, todos nós queremos que os nossos amigos tenham uma aparência tão cuidada quanto a nossa e que se sintam como verdadeiras estrelas.

No maravilhoso livro “Viagens com Charley”, de John Steinbeck (sobre o qual pode ler aqui uma crítica), o escritor relata a sua viagem em autocaravana pelos Estados Unidos, na companhia de Charley, um poodle gigante. Num dos capítulos mais cativantes, o vencedor do Prémio Nobel conta que, após levar o seu parceiro ao cabeleireiro e de o “deixar como novo”, Charley muda de atitude. Ele sente-se novamente tão orgulhoso, elegante e ativo quanto no início da jornada. Isso mostra a importância do trabalho dos especialistas em cuidados com cães e gatos!

 

Porquê estudar tosquia e grooming?

Existem muitos motivos pelos quais pode decidir exercer uma ou outra profissão. Neste caso, se quer estudar tosquia e grooming é porque gosta de animais de estimação e dá-se bem com eles. Não adianta trabalhar com cães e gatos se você não gosta ou tem medo destes animais… Empatia, carinho e compreensão das suas necessidades são requisitos fundamentais para esta profissão. Mas, o facto de gostar destes seres peludos não é motivo suficiente para querer trabalhar no setor. Existem outros motivos que podem fazer pender a balança na hora da sua decisão:

  • É um trabalho muito criativo. Além de melhorar a aparência e o conforto de cães e gatos, também poderá exibir a sua criatividade criando looks, cortes de cabelo, estéticas … Deixe a sua imaginação voar!
  • É um mercado em ascensão. Atualmente o mercado pet movimenta milhões de euros: eles são membros da família com pleno direito. Existem roupas, hotéis e até restaurantes para cães e gatos! E claro, existem tratadores de animais de estimação considerados verdadeiras estrelas. Você pode tornar-se num deles!
  • É um setor com uma taxa de desemprego baixa. Estudar tosquia e grooming permitir-lhe-á ter acesso a um setor de trabalho com grandes possibilidades de emprego. Neste artigo do Dinheiro Vivo, comenta-se que negócio animal em “Portugal já vale mais de 750 milhões de euros por ano, um montante equivalente ao valor de mercado dos plantéis do FC Porto, Sporting e Benfica”, por isso formar-se no setor animal é uma carreira com futuro.

Como pode ver, estudar tosquia e grooming é uma boa escolha. E se você gosta de todo o tipo de animais, além de cães e gatos, também pode especializar-se noutros grupos de animais. Por exemplo, que tal trabalhar com os animais de estimação mais exóticos? Você vai passar o dia-a-dia com os seres mais adoráveis: desde papagaios a periquitos, até hamsters ou planadores do açúcar. 

 

Onde estudar cabeleireiro canino e felino

As técnicas de tosquia e grooming para cães e gatos são aprendidas (e treinadas) em centros de formação especializados. Existem cursos presenciais e online. Quando estiver à procura de um bom lugar para estudar, certifique-se que o curso oferece sempre estágios em centros profissionais: é essencial para ter experiência no seu futuro currículo e poder trabalhar com segurança. Além disso, é comum que as empresas onde os estágios são realizados contraem os alunos com quem trabalharam, isto se houver afinidade entre o empregador e o aluno, e o mesmo demonstrar condições e competências.

Quer saber o que poderá aprender no curso de tosquia e grooming? A atuação destes profissionais não se limita apenas a lavar e cortar o pêlo. É que trabalhar com seres humanos não é o mesmo que com animais (embora muitas vezes seja mais fácil fazê-lo com os primeiros do que com os segundos…). Ao trabalhar com um cão ou um gato, você deve saber como tratá-lo, manuseá-lo e comunicar com ele. Estas são as principais funções de um técnico de tosquia e grooming:

  • Dominar técnicas de corte de pêlo, sempre de acordo com a raça e tipo de cão ou gato com que se está a trabalhar.
  • Detectar e erradicar os parasitas e infestações mais comuns.
  • Identificar as patologias que normalmente afetam a pele ou o pêlo dos nossos amigos.
  • Conhecer a fundo como é gerido e dirigido um cabeleireiro canino e/ou felino.

Estas funções não só vão permitir-lhe trabalhar em centros de beleza animal, mas também que desenvolva a sua carreira em clínicas veterinárias, abrigos de animais, canis, hospitais, centros de criação … Lembre-se que todos os cães e gatos precisam de cuidados com o seu pêlo e higiene. Além disso, hoje em dia, a maioria dos centros veterinários já inclui esta opção, visto ser muito solicitada pelos proprietários de animais.

Como pode ver, estudar tosquia e grooming vai revelar-se uma decisão magnífica. Caso tenha interesse, entre em contacto connosco para solicitar mais informações sem compromisso sobre o nosso Curso de Tosquia e Grooming. Uma formação muito completa e ministrada por profissionais de prestígio, e no ativo. O curso tem a duração de 350 horas letivas ministradas à distância, o que significa que você poderá adaptar os seus horários e necessidades à formação, sempre com a opção de assistir a sessões presenciais com um tutor pedagógico. Além disso, também terá a possibilidade de participar em seminários, masterclasses e aulas de apoio telepresenciais, oportunidades ideais para fortalecer os seus conhecimentos. Terminada a parte teórica (terá 24 meses para completar a sua formação) irá completar 100 horas de estágios em empresas. Este será o primeiro passo da sua carreira a cuidar dos bichinhos mais adoráveis.

Recebe mais informações
Curso de Tosquia e Grooming
Tosquia e Grooming
Outros artigos do seu interesse:
Setembro 1, 2021

Profissões com procura: Técnico de Tosquia e Grooming

continuar a ler
Agosto 30, 2021

Cursos de Auxiliar de Veterinária

continuar a ler
animais exoticos
Agosto 25, 2021

O que estudar para formar-se como Técnico de Animais Exóticos

continuar a ler
Agosto 23, 2021

Tipos de terapias assistidas por animais

continuar a ler
Setembro 1, 2021

Profissões com procura: Técnico de Tosquia e Grooming

continuar a ler
Agosto 30, 2021

Cursos de Auxiliar de Veterinária

continuar a ler
animais exoticos
Agosto 25, 2021

O que estudar para formar-se como Técnico de Animais Exóticos

continuar a ler
Agosto 23, 2021

Tipos de terapias assistidas por animais

continuar a ler